Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Croquetes de grão-de-bico e cenoura

por Catarina Ferreira, em 15.01.18

croq1.jpg

Há qualquer coisa de especial nos croquetes.

 

Sempre que alguém fala neles, ainda me vêm à memória, mais de 20 anos depois, os croquetes da minha avó Natália, que os fazia como ninguém faz - e como nunca mais ninguém fez. Embora eu nunca tenha gostado de carne e a textura e sabor me tenham incomodado desde que me lembro de ficar sozinha à mesa, eu, uma pequena Catarina, até às tantas da tarde, a fazer bolinhas de "chicha" no canto da bochecha, os croquetes que a avó Natália fazia eram, provavelmente, a única iguaria carnívora que eu comia sem torcer o nariz e de que ainda hoje me recordo com saudade.

 

Os croquetes que hoje vos trago, transformados na minha própria versão, são deliciosos e um exemplo perfeito de que um croquete vegetariano pode ser super nutritivo, apetitoso e, principalmente, saboroso! Quer os sirvam como petisco ou prato principal com um belo arrozinho (como eu fiz, porque sou uma arrozeira!) ou com uma salada, podem ter a certeza de que vale muito a pena experimentar... e repetir! :-)

 

croq2.jpg

 

Ingredientes (para cerca de 10 croquetes grandes):

• 1 lata grande de grão-de-bico cozido

• 1 cenoura

• 1/2 cebola

• 3 dentes de alho

• coentros frescos, alho em pó, pimentão doce e cominhos a gosto

• azeite q.b. (para o refogado)

• sal marinho q.b.

• 4 csopa de pão ralado (para a massa dos croquetes)

• 1 ovo + pão ralado q.b. para panar

 

Preparação:

Escorrer o grão e tritutá-lo até obter um puré com a varinha mágica (ou um processador de alimentos). Triturar também a cenoura numa picadora até ficar em pequenos pedacinhos (ou, se preferirem, ralá-la), juntar ao puré de grão e reservar.

 

Num tacho ou frigideira grande, refogar a cebola e o alho até que a cebola fique translúcida, acrescentar o puré de grão e a cenoura, temperar com sal, alho em pó, pimentão doce e cominhos e envolver bem até que que a "massa" dos croquetes fique homogénea. Juntar o pão ralado e voltar a envolver, deixar cozinhar um pouco e retirar do lume.

 

Colocar a "massa" dos croquetes numa taça grande, cobrir com papel aderente e levar ao frigorífico durante cerca de uma hora para que arrefeça e endureça ligeiramente. Quando arrefecer completamente, é só moldar os croquetes e passá-los por um ovo batido e pelo pão ralado para panar. Caso prefiram, o pão ralado pode ser substituído por farinha de aveia ou de amêndoa! Depois de prontos, podem dourar os croquete na frigideira com um fio de azeite (como fiz aqui!), levá-los ao forno ou congelá-los para mais tarde.

 

croq3.jpg

Bom apetite! ❤

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De ME a 15.01.2018 às 21:03

Que aspecto delicioso! vou guardar a receita :D
Um beijinho
Imagem de perfil

De Catarina Ferreira a 15.01.2018 às 22:06

Obrigada, minha querida! :) Se experimentares quero ver!
Uma beijoca!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Quem cozinha?



Catarina | 27 | Portugal
Jornalista, ovolactovegetariana desde que me lembro de ser gente, carangueja porque os astros assim entenderam, actual vítima do desconfortável mas milagroso flagelo do aparelho dentário, entusiasta e exploradora recente do mundo da culinária - saudável, de preferência... mas não só!


Arquivo de Receitas

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Pesquisar no blog

  Pesquisar no Blog